segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A espera continua.... enquanto isso 2011 chega ao fim

 
----- Original Message -----
From: Aposentados e Pensionistas da Caixa
To: Movimento Nacional em Defesa dos Aposentados e Pensionistas da Caixa
Sent: Monday, December 12, 2011 11:50 AM
Subject: A espera continua....enquanto isso 2011 chega ao fim
Aos
Aposentados, Pensionistas e Empregados da Caixa, na ativa, participantes da FUNCEF

Caríssimos Colegas,

O ano de 2011 está prestes a terminar e nos sentimos no dever de trazer ao conhecimento de todos que subscreveram o MANIFESTO: Revisão de Benefício X Recuperação de Perdas, alguns esclarecimentos quanto ao estágio dessa luta, que demos início em abril/2011, no momento em que enviamos,individualmente, o referido documento ao Presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF, o qual tempestivamente passou a receber a adesão dos Aposentados, Pensionistas e Empregados da Caixa, na ativa, hoje com quase 4.200 subscrições.

Até prova em contrário, os problemas dos aposentados e pensionistas vinculados à FUNCEF não saíram do lugar,não obstante os "gritos" e clamores feitos, através das insistentes cobranças de providências, às entidades representativas, sejam por e-mail ou através do Fórum dos Aposentados da Caixa –
http://aposentadosemluta.forums-free.com/ .

Em que pese tudo isso, devemos dizer que até o momento ainda não chegou ao nosso conhecimento o balanço das ações empreendidas por nossos representantes, junto à Caixa e à FUNCEF, demonstrando o que foi feito, bem como as perspectivas de solução apresentadas pelas entidades, em face das inúmeras demandas que se arrastam, algumas há mais de décadas.

Enquanto isso nossos colegas estão morrendo sem ver o resultado de nada.
É justo?

O terceiro mês do ano de 2011 foi marcado a ferro e fogo para sempre na vida dos Aposentados e Pensionistas vinculados à FUNCEF, em virtude da desrespeitosa decisão majoritária do Conselho Deliberativo da FUNCEF, que usando a "mão grande" do Voto de Minerva, aprovou miseráveis 2,33% do superávit, para distribuir aos participantes do REG REPLAN SALDADO, em cumprimento à Lei Complementar 109/2001 - Revisão do Benefício - contudo, como num passe de mágica, a FUNCEF afastou, como se fosse possível, o pagamento da RECUPERAÇÃO DE PERDAS, reconhecida e aprovada pela CAIXA, FUNCEF e ratificada em todas as instâncias superiores desde novembro de 2008, quando recebeu a aprovação final da então SPC – Secretaria de Previdência Complementar, hoje PREVIC .

Como sempre continuamos no compasso de espera. Até quando?

A decisão do CD da FUNCEF ensejou a criação do MANIFESTO: Revisão de Benefício X Recuperação de Perdas e em virtude do sentimento de desamparo, não vimos outro caminho senão fazer chegar às mãos da Exma. Srª. Dilma Rousseff - Presidenta da República, o documento em apreço, que ao recebê-lo determinou que nos ouvisse.

É do conhecimento de Todos que estivemos na Secretaria Geral da Presidência da República a convite, em duas oportunidades – 26 de maio e 26 de julho, do corrente ano, quando apresentamos um diagnóstico da situação de quase miséria que vive uma massa significativa de aposentados e pensionistas, participantes da FUNCEF , bem como Memória Técnica acompanhada do Manifesto com quase 4.200 subscrições.

A situação é caótica e o desenho do cenário futuro não apresenta perspectivas de dias melhores. Essa realidade é do conhecimento de todos efetivamente e foi objeto de preocupação, também, do Secretário Executivo Adjunto da Presidência da República, que abraçou a nossa causa, prometendo ajuda na caminhada e estar ao nosso lado para interceder sempre que houver necessidade.

É preocupante observar que o "faz de conta que está tudo certo" só vem contribuindo para aumentar o passivo a realizar cada ano que passa . Será que nutrem a esperança de que um dia sentaremos para negociar e vão trocar seis por meia dúzia, propondo um "cala boca" qualquer, com a desculpa de que estão resolvendo pendências históricas?
Ou a aposta é no fator senilidade ?
Vale dizer que qualquer acordo precisa ser aprovado individualmente .

É certo que os efeitos do Manifesto levado à Presidência da República ainda são tímidos.
Contudo, não há como negar que essa iniciativa foi o único avanço que se teve conhecimento ocorrido no ano de 2011, o qual promoveu uma mobilização nacional dos Aposentados, Pensionistas e Empregados da Caixa, na ativa .

Até o momento não se teve notícia de outro fato relevante que merecesse destaque em favor da nossa categoria.

Por que o avanço ainda é tímido?
No dia 26/07/2011 durante a reunião que tivemos na Secretaria Geral da Presidência da República, entregamos Memória Técnica, com indicação de caminhos alternativos para resolver a Recuperação de Perdas.

Na oportunidade nos foi aventada a possibilidade de ser agendada reunião com o Presidente da Caixa, que em razão de presidir a Patrocinadora, seria o mais indicado para analisar e melhor dizer a respeito das alternativas propostas na referida Memória Técnica.

Ao retornar de Brasília recebemos telefonema da Vice-Presidência de Pessoas, a respeito da reunião que na verdade foi proposta pela Secretaria Geral da Presidência da República para ser realizada com a PRESIDÊNCIA DA CAIXA.

No mesmo dia 26/07/2011, entregamos dossiê com Manifesto: Revisão de Benefício X Recuperação de Perdas, com todas as adesões, bem como a Memória Técnica , ao Aposentado Olivio Gomes Vieira, Conselheiro Deliberativo Eleito da FUNCEF, Diretor de Aposentados Eleito da FENAE, Presidente da APACEF/RJ e Coordenador Nacional do Movimento em Defesa dos Aposentados e Pensionistas da Caixa, movimento esse que levantou a bandeira da Recuperação de Perdas e levou o assunto até a sua aprovação final na então SPC, em novembro/2008.

Avaliamos a situação e concluímos não haver mais condições de se levar adiante essa luta na mesma linha que vínhamos adotando, i.e., sem o apoio de entidades.

Acreditamos que, nessa altura dos acontecimentos, não cabe conjecturar se a nossa atitude foi a mais acertada ou não.
Evidentemente que todas as opiniões são válidas e nós respeitamos.

Tudo na vida tem limitações e no caso presente após análise criteriosa, vimos que trabalhamos a construção da base, mobilizamos os colegas a ponto de chegarmos quase a 4.200 subscrições ao Manifesto.

Contudo a experiência já nos fez sentir na pele a grande resistência das entidades em "negociar" diretamente com o participante, entendem que devem resolver os assuntos com os nossos representantes, se esquecendo porém que as entidades são mantidas por nós.

Indubitavelmente, não há como negar que o "trabalho braçal" desempenhado pelo Grupo que sempre esteve conosco nessa luta e ainda está, culminou com a mobilização nacional dos nossos pares, inclusive, dos empregados na ativa.

Portanto, não obstante as dificuldades encontradas, ainda assim não cruzamos os braços – ao contrário fizemos acontecer.

Refletimos cada passo que demos, com a ajuda de fieis escudeiros, que não mediram esforços para lutar junto conosco e entendemos que era chegado o momento de buscar um representante eleito, que pudesse nos dar mais suporte, em face do momento que essa luta chegou e dos desdobramentos que ainda estão por vir.

Assim, em face das limitações que as próprias entidades representativas demonstram nos impor, assumimos individualmente a responsabilidade do apoio que procuramos junto ao representante eleito, Olivio Gomes Vieira, liderança nacional que entendemos reunir condições e histórico político compatíveis à continuidade dessa luta com o Grupo que a desenvolveu até o momento, além de reconhecermos o seu bom relacionamento com o atual Presidente da Caixa, bem como na FUNCEF, onde é Conselheiro Deliberativo eleito e já foi Conselheiro Fiscal.

Ademais, entendemos que o momento não comporta julgamentos.

Precisamos de AÇÃO, e de colegas dispostos a SOMAR esforços, arregaçando as mangas, todos juntos, no sentido do fortalecimento de uma luta que não será tão fácil .

Está virando rotina: entra ano, sai ano e nada acontece, nem perspectivas de solução, apenas uma enxurrada de promessas, como se as promessas pagassem as nossas contas, quitassem as dívidas e resgatasse a nossa autoestima .

Não resta dúvida que sem o esforço conjunto não chegaremos a lugar algum .

Em agosto/2011, durante a reunião do CDN da FENAE, o Presidente da Caixa esteve presente. Ao se manifestar, o Diretor de Aposentados da FENAE, Olivio Gomes Vieira, demonstrou a sua grande preocupação quanto à situação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa .

Logo em seguida o Presidente da CAIXA, na presença de todos, ressaltou a necessidade de se reunir com o Conselheiro Deliberativo Eleito Olivio Gomes Vieira, para tratarem da Recuperação de Perdas, ficando, inclusive, de agendar reunião, da qual também participaria o Presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF - Marcos Vasconcelos.

Estamos na expectativa da realização dessa reunião, prometida pelo Presidente da Caixa.

Nesse sentido, esclarecemos que mantemos contato com o Conselheiro Olivio Gomes Vieira, com frequência, na expectativa de que a reunião aconteça ainda este ano. No entanto tudo depende do Presidente da Caixa, que não está conseguindo conciliar a sua agenda, embora o Conselheiro Olivio Gomes Vieira tenha envidado esforços junto ao gabinete do Presidente Jorge Hereda, visando levar a efeito essa reunião.

Portanto meus caros colegas esclarecemos que não cruzamos os braços, pois esse não é o nosso perfil.

Esperamos que compreendam as nossas limitações, bem como a estratégia que estamos usando na condução dessa luta e deixamos claro que caso não prospere, buscaremos outro caminho.

Tão logo surja um fato novo, em especial quanto à prometida reunião com o Presidente da Caixa, daremos conhecimento a Todos.

Em respeito aos quase 4.200 aposentados, pensionistas e empregados da Caixa, na ativa, que subscreveram o MANIFESTO: Revisão de Benefício X Recuperação de Perdas, por nós elaborado, e em virtude do empenho do grupo de trabalho que tudo fez para mobilizar os colegas, elaborou Memória Técnica, nos acompanhou até o Palácio do Planalto, etc., assim como ao grupo de colegas que se mobilizou no sentido de proporcionar o nosso deslocamento até Brasília (o meu e do colega Luiz Decker), nas duas oportunidades, entendemos que era nosso dever de trazer a TODOS os esclarecimentos a respeito do estágio atual da luta, que inicialmente travamos sozinha e que foi, tempestivamente, abraçada por todos aqueles que se sensibilizaram com a situação que vive boa parte dos aposentados e pensionistas participantes da FUNCEF.

Agradecendo o respeito e reconhecendo a confiança que nos dispensaram, desejamos um Feliz Natal e que 2012 seja um ano pleno de realizações positivas para todos nós .

Boas Festas !
Myrinha Vasconcellos
Aposentada
Vitória,12/12/2011


[ mensagem encaminhada aos quase 4.200 colegas que subscreveram o MANIFESTO: Revisão de Benefício X Recuperação de Perdas, também postada no Fórum dos Aposentados da Caixa http://aposentadosemluta.forums-free.com/ ] 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário