domingo, 21 de julho de 2013

Convênios Câmara dos Deputados e Senado Federal com o SAÚDE CAIXA


O Convênio SIS/Saúde CAIXA começou a vigorar nessa segunda01/02/2013 - 17h00

Desde segunda-feira (4), passou a vigorar o convênio entre o Sistema Integrado de Saúde (SIS), do Senado Federal, e o Saúde CAIXA, da Caixa Econômica Federal. 

Os cheques-consulta foram abolidos e a carteira SIS terá validade de 90 dias. Neste período, os dois sistemas, SIS e SIS / Saúde  Caixa, funcionarão  de modo a evitar transtornos ao beneficiário, até a chegada da carteira definitiva – em PVC e, enquanto nossos usuários absorvem a mudança. Para aqueles que não estão de posse da carteira SIS ou a perderam, ou ainda que já desejam utilizar o sistema novo, há a opção de imprimir a Autorização Provisória de Atendimento – APU –, com validade também de 90 dias, que pode ser acessada por meio do link disponível na página do SIS na intranet. Lembramos que documento oficial com foto também deve ser apresentado na rede credenciada, quando da realização de consultas médicas ou de exames laboratoriais e radiológicos de menor complexidade.

O convênio simplificou bastante a vida do beneficiário. Não há mais a necessidade de autorização prévia para os seguintes procedimentos:

•             Consultas ambulatoriais
•             Consultas de emergência
•             Consultas oftalmológicas
•             Exames laboratoriais
•             Exames de imagem de baixa complexidade (Raios-X, Ecografias, Ecodoppler e similares)
•             Teste de Esforço
•             Fisioterapia ambulatorial com até 20 (vinte) sessões por mês, durante 90 (noventa) dias
•             Quimioterapia
•             Radioterapia
•             Hemodiálise

Os demais procedimentos exigem o comparecimento do beneficiário à Secretaria do SIS para a emissão de Guia de Autorização de Atendimento. É importante que, se possível, o próprio paciente compareça para a eventual necessidade de perícia, exames e/ou esclarecimentos.

No caso de emergência, o beneficiário deverá se dirigir à Secretaria do SIS no primeiro dia útil após o atendimento, para retirar a Guia de Atendimento em favor da unidade hospitalar que lhe prestou assistência.
A rede credenciada do Saúde CAIXA está disponível na página do SIS e no site do Saúde CAIXA.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Secretaria do SIS, por meio dos seguintes ramais: 3303-5987, 3303-5026 e 3303-5139.


............................................................

Senado e Caixa firmam convênio na área de saúde

18 de setembro de 2012

O Senado Federal e a Caixa Econômica Federal firmaram convênio na área de saúde nesta quinta-feira (13). Pelo acordo de mútua cooperação, o Saúde Caixa, realizará parte do trabalho operacional e administrativo do Sistema Integrado de Saúde (SIS), plano dos servidores da Casa. A gestão do fundo de reserva e do orçamento continua sendo exclusiva do Senado Federal.
Caberá ao Saúde Caixa as atividades meramente operacionais como, por exemplo, a emissão de carteiras de identificação, o faturamento e as auditorias de contas, ações em que tem reconhecida experiência. A medida faz parte do processo de racionalização administrativa pelo qual passa o Senado.
O aumento da oferta dos serviços de saúde e a ampliação da rede credenciada fora do Distrito Federal foram apontados como os principais benefícios da mudança para o Saúde Caixa pelo presidente do Senado, José Sarney.   O senador também destacou que não haverá prejuízo aos servidores da Casa com a migração do convênio existente com a Gama Saúde para o Saúde Caixa.

- Esse acordo é um passo importante. Ele assegura a melhoria dos nossos atendimentos e vai universalizá-lo. Esse convênio é um grande avanço. Vai melhorar o atendimento sem nenhum custo para os funcionários e beneficiários – assinalou Sarney.

O presidente da Caixa, Jorge Hereda, assinalou que a parceria será benéfica também para a estatal, ao permitir a racionalização dos recursos do Caixa Saúde.
- Nosso plano de Saúde recebe mais 15 mil vidas. Poderemos reduzir os custos para o nosso plano e para o do Senado – apontou.

Em sua última atividade no Senado antes da posse no cargo de ministra da Cultura, a senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP), que ocupou a vice-presidência da Casa, foi a principal articuladora do convênio. Desde o ano passado, explicou Marta, ela vinha mantendo reuniões com o comando do SIS e da Caixa para viabilizar a parceria.

De acordo com Marta Suplicy, os termos negociados pelo Senado com o Saúde Caixa garantem a manutenção do atual padrão de qualidade SIS. Com a assinatura do acordo, avaliou, ela encerra a primeira fase de seu mandato no Senado com “chave-de-ouro”.
- O que estamos fazendo hoje é economia. Uma grande economia do Senado que vai reverter em benefícios para os servidores. O SIS tinha alguns problemas, estava deficitário. Se não houvesse uma reestruturação corria risco de falir – explicou Marta.

A assinatura do Convênio contou também com as presenças da diretora-geral, Doris Peixoto e da secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra.
Confira algumas vantagens da parceria entre o SIS e o Saúde Caixa, conforme comunicado da Diretoria-Geral:

•O Senado Federal continua responsável pela gerencia estratégica do SIS, como a gestão do Fundo de Reserva, cadastro, rede de credenciados, entre outros.

• Caberá ao Saúde Caixa as atividades meramente operacionais como, por exemplo, a emissão de carteiras de identificação, a realização do faturamento e de auditorias de contas, ações em que têm reconhecida experiência. Com isso, o SIS será beneficiado pela diminuição de custos.

•O modelo de parceria, com a assinatura de convênio proposto pelo Senado, reduz os custos financeiros, pois não envolve lucro e sim o ressarcimento de despesas da Caixa com a operacionalização do SIS.

•Os usuários do SIS continuarão a contar com a mesma rede de credenciados de hoje e, ainda, poderão solicitar o atendimento médico dos credenciados do Saúde Caixa, o que vai resultar no aumento da oferta dos serviços de saúde.

•Para atender a antiga demanda de pensionistas, aposentados e servidores, a parceria oferece o aumento da rede de credenciados para atendimento aos usuários que estão fora de Brasília.

•Os usuários do SIS não irão se deslocar até o Saúde Caixa para nenhuma solicitação de autorização de emissão de guias de atendimento. Esse serviço continuará a ser prestado pelo SIS em suas instalações físicas atuais.

•Os hospitais de notória especialização continuarão credenciados pelo SIS até que sejam incorporados à rede de credenciados do Saúde Caixa.
Fonte: http://www.sindilegis.org.br/institucional/?tag=sis 



Novo SIS terá expansão na rede de atendimento

11 de setembro de 2012
Servidores do Senado Federal ouviram no auditório Petrônio Portela, na tarde desta segunda-feira (10), esclarecimentos de dúvidas sobre o convênio na área de saúde a ser celebrado entre o Senado e a Caixa Econômica Federal – CEF (Saúde Caixa). O Sindilegis foi convidado pela Diretora-Geral do Senado, Doris Peixoto, que presidiu a reunião.

De acordo com a Diretora, não haverá prejuízo aos servidores da Casa com a migração do convênio existente com a Gama Saúde para o convênio Saúde Caixa. Segundo a Direção do Senado Federal todos os credenciados migrarão automaticamente para o novo convênio, e os servidores que residem fora do Distrito Federal também terão o atendimento garantido.

Rede Credenciada
A ampliação da rede credenciada fora do Distrito Federal está entre os principais benefícios da mudança para o Saúde Caixa. De acordo com o Diretor da Secretaria do SIS, Cláudio Cunha de Oliveira, a rede credenciada da estatal vai atender satisfatoriamente os servidores do Senado.

“Hoje com a Gama Saúde temos uma dificuldade de cobertura nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. Com a mudança, os servidores do Senado vão ganhar diretamente, pois onde houver uma agência Caixa, há pelo menos um funcionário que é atendido pela Saúde Caixa, que passará a atender também os nossos servidores”, explicou Cunha.

O presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, agradeceu o convite feito pela Diretoria da Casa e reiterou o posicionamento do Sindicato a respeito da migração do Sistema Integrado de Saúde. “Nós estamos pensando o futuro. E para pensar o futuro nós precisamos mostrar modelos inovadores; o atual já mostrou que está esgotado. Nós precisamos ampliar a discussão, aprofundar os debates e tenho certeza que encontraremos uma saída que vai ao encontro dos anseios dos servidores do Senado Federal”, ressaltou.

Para Doris Peixoto, o objetivo dessa migração é preservar o Sistema Integrado de Saúde – SIS, fortalecê-lo e viabilizá-lo, de maneira que atenda da melhor forma possível os anseios dos servidores. “O saldo desta reunião foi muito positivo. Acho que toda vez que a administração senta para conversar com os servidores é importante. No final sempre é esclarecedor, sempre se vive um momento de crescimento institucional”, avaliou.

Para o Vice-Presidente do Sindilegis, Aníbal Moreira, a reunião foi esclarecedora e permitiu que todos pudessem se manifestar. “A reunião foi muito positiva, porque deu chance de esclarecimento a todos que tinham dúvidas a respeito do convênio a ser firmado com a Caixa, inclusive ex-diretores e ex-administradores do SIS. 

Minha preocupação maior era com a gestão do fundo de reserva, mas a Diretora Geral esclareceu que essa gestão e a gestão do orçamento são exclusivas do Senado Federal, cabendo à CEF apenas a operação da rede credenciada, nos mesmos moldes que ocorre há 18 anos na Câmara dos Deputados, disse Moreira.

O Diretor da Secretaria do SIS garantiu que está à disposição, bem como os outros funcionários do SIS, para esclarecimento de atuais dúvidas que não tenham sido sanadas na reunião. “Os servidores do Senado nunca se reuniram para discutir o plano de saúde da Casa. Eu acredito que esta reunião foi um momento único e eu saio daqui satisfeito com o que eu ouvi dos servidores. Eu acredito que não se tenha mais dúvidas em relação a assinatura do convênio para operacionalização do SIS mas, caso ainda existam, nós estamos à disposição para esclarecimentos”, avisou.

Entre as reivindicações feitas pelos servidores estão a melhoria no funcionamento do SIS; estabelecer um controle detalhado sobre as doenças mais recorrentes entre os beneficiados do plano; capacitar pessoas no âmbito operacional para gestão de relatórios e dados; investir em controle de supervisão, e garantir que não haja perda de serviços, além de desenvolver programas preventivos para os servidores do Senado.

Atendimento atual precário
De acordo com enquete realizada recentemente pelo site do Sindilegis, 87% dos que responderam (cerca de 200 filiados) afirmaram não estar satisfeitos com o atendimento e serviços oferecidos pelo convênio Gama Saúde.
“A capilaridade da rede Caixa está espalhada pelo Brasil inteiro. Hoje nós temos um contrato com a Gama Saúde, que tem apresentado uma série de ruídos dos próprios beneficiados e nós não conseguimos realmente atender o servidor do Senado como ele merece ser atendido. Eu acredito que com esse convênio com a Caixa Econômica esses problemas estejam sanados”, finalizou o Diretor da Secretaria do SIS, Cláudio Cunha.

...........................................................

quarta-feira, 12 de setembro de 2012



Em atenção às notícias na Folha Online de segunda-feira, 10 de setembro de 2012, “Senado pode contratar Caixa para administrar plano de saúde”, e da notícia veiculada no Globo online, “Caixa pode receber R$ 1 milhão para gerir Sistema de Saúde do Senado”, a Diretoria-Geral do Senado Federal esclarece os seguintes pontos:

  1. A informação de que o Senado Federal quer “contratar sem licitação” a Caixa Econômica não é verdadeiraA proposta que está em análise é de assinatura de um convênio com o Saúde Caixa. Por definição, essa modalidade de acordo entre instituições públicas não demandam a realização de licitação, por não se tratar de transação econômica cujo resultado seja o lucro financeiro.
  2. A diretora-geral, Doriz Marize Romariz Peixoto, em nenhum momento afirmou que as antigas administrações do SIS agiram de forma “irresponsável”. A colocação da diretora-geral do Senado foi no sentido de afirmar de que ela própria teria uma atitude irresponsável, do ponto de vista administrativo, caso não compartilhasse os atuais problemas do SIS com todos os seus usuários.
  3. A reunião realizada na última segunda-feira foi convocada pelo Conselho de Supervisão do SIS para esclarecer as dúvidas dos usuários a respeito da proposta de convênio a ser assinado com o Saúde Caixa. A iniciativa, que contou com o apoio do Sindilegis, demonstrou o respeito do grupo de gestores do Senado Federal e do SIS, em relação aos servidores associados ao plano de saúde, e a disposição de esclarecer todas as dúvidas. Essa medida de transparência buscou fortalecer a confiança dos usuários no encaminhamento das questões gerenciais relativas ao plano.
  4. Sobre o acordo com o Saúde Caixa, a diretora-geral, Doriz Marize Romariz Peixoto, destacou que o convênio segue a tramitação natural de todo acordo técnico operacional entre duas entidades públicas que possuem planos de autogestão e, em nada difere do que já é atualmente praticado pela Câmara dos Deputados. A decisão da assinatura do convênio é de natureza gerencial. Em nada se aproxima de uma decisão “política”.
  5. A afirmação de que o Senado Federal irá “ceder servidores para trabalhar com a Caixa”, atribuída a diretoria-geral, Doris Marize Romariz Peixoto, não é procedente. O convênio que está em negociação não prevê esse tipo de contrapartida. Já a “cobrança” do serviço prestado, como foi esclarecido pela diretora-geral, terá exclusivamente o caráter de ressarcimento das despesas administrativas do Saúde Caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário