domingo, 21 de julho de 2013

Retorno dos Aposentados PADVs ao Plano Saúde CAIXA


Os primeiros APOSENTADOS DA CAIXA, que aderiram ao Plano de Apoio à Demissão Voluntária – PADV , deram início à Mobilização Nacional no sentido de que a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL restabeleça o direito ao SAÚDE CAIXA para os 4.765 ex-empregados , hoje aposentados .

A grande maioria dos Aposentados da Caixa enfrenta situação financeira difícil em virtude dos reajustes defasados nos seus benefícios. Tal situação se agrava para a maioria dos Aposentados que aderiram ao PADV, sem condições de suportar as mensalidade e exorbitantes reajustes anuais de um Plano de Saúde .
Muitos estão com a saúde fragilizada, sem plano de saúde são obrigados a se submeter às filas do SUS – Sistema Único de Saúde e a uma consequente espera injusta, posto se tratar de pessoas idosas, que se preveniram na fase laboral e hoje, quando mais precisam, amargam consequências às quais não deram causa.

Os desassistidos representam apenas 3,6% dos 130.046 usuários do Saúde CAIXA, plano de assistência médica dos empregados da Caixa Econômica Federal, que é sólido e superavitário.

A  Lei nº 9656/98 reconheceu o direito à manutenção do Plano de Saúde, no caso o SAÚDE CAIXA,aos empregados que se desligarem de uma empresa, não sendo legítimo, portanto, tratamento desigual para iguais, em respeito ao Artigo 5º da Constituição Federal . 

 Em que pese tal reconhecimento legal, desde 1991, a Câmara dos Deputados tem convênio com a CAIXA  para utilização do SAÚDE CAIXA pelos  parlamentares e seus dependentes, sendo que, em setembro de 2012,  a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL firmou convênio com o SENADO FEDERAL , nos mesmos moldes (http://www.sindilegis.org.br/institucional/?tag=sis   e http://intranetsenado.senado.gov.br/news/informacoes-internas/comum/o-convenio-sis-saude-caixa-comeca-a-vigorar-na-segunda-dia-4

Tais convênios firmados pela CAIXA, com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal demonstram falta de igualdade no tocante aos próprios ex-empregados da CAIXA, vinculados à FUNCEF – Fundação Nacional dos Economiários Federais – da qual a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL é a patrocinadora, demonstrando patente infringência ao  Princípio Constitucional da Isonomia , seja em face dos demais PADVs, seja em relação às duas Casas do Congresso Nacional.

Mobilização Nacional foi deflagrada em busca do retorno do Saúde CAIXA para os Aposentados PADVs.. 
Aqueles que aderiram ao PADV, devem entrar em contato com o e-mail 
apos.caixa.padvs@gmail.com    informando nome completo e estado.

RETORNO AO SAÚDE CAIXA JÁ !
  


3 comentários:

  1. Muito bom este movimento de retorno dos aposentados que aderira ao PADV ao Plano Saúde Caixa. No momento em que ´plano de saúde é mais necessário estamos sem saúde e com renda precária.

    ResponderExcluir
  2. RETORNO AO SAÚDE CAIXA JÁ !

    ResponderExcluir
  3. A lei nº 9656/98 reconhece o direito dos aposentados e não podem ficar sem o SAÚDE CAIXA

    ResponderExcluir