domingo, 21 de julho de 2013

Abaixo-assinado Apoio ao Retorno dos APOSENTADOS DA CAIXA-PADVs. ao PLANO SAÚDE CAIXA


PARTICIPE DA NOSSA LUTA 
Compartilhe com os seus contatos

Abaixo-assinado: Apoio ao Retorno dos APOSENTADOS DA CAIXA-PADVs, ao PLANO SAÚDE CAIXA

Para: Ilustríssimo Senhor Jorge Hereda, DD. Presidente da 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Nós, cidadãos e cidadãs brasileiros, manifestamos APOIO à luta dos primeiros APOSENTADOS DA CAIXA, que aderiram ao Plano de Apoio à Demissão Voluntária – PADV - no sentido de que a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL restabeleça o direito ao SAÚDE CAIXA para os 4.765 ex-empregados , hoje aposentados, que se desligaram através de plano de incentivo à aposentadoria. Os desassistidos representam apenas 3,6% dos 130.046 usuários do plano .
“O Saúde Caixa é plano de assistência médica dos empregados da Caixa Econômica Federal” (http://www.fenae.org.br/data/pages/8A19A3E23B18B8B5013B1A01B6B934D5.htm ) . 
O plano de saúde em referência é sólido e superavitário. 
(http://www.fenae.org.br/portal/data/pages/8A19A3E23FCF505C013FE283885A2339.htm ) 
Desde 1991, a Câmara dos Deputados tem convênio com a CAIXA para utilização do SAÚDE CAIXA pelos parlamentares e seus dependentes, sendo que, em setembro de 2012, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL firmou convênio com o SENADO FEDERAL , nos mesmos moldes (http://www.sindilegis.org.br/institucional/?tag=sis e http://intranetsenado.senado.gov.br/news/informacoes-internas/comum/o-convenio-sis-saude-caixa-comeca-a-vigorar-na-segunda-dia-4 ). 
Trata-se, indubitavelmente, de injustiça flagrante para com os primeiros optantes do PADV, os quais hoje enfrentam dificuldades financeiras em face dos reajustes defasados nos seus benefícios, tornando-se praticamente impossível a contratação e/ou manutenção de outros planos em função dos aumentos exorbitantes, em relação aos ganhos relativos à aposentadoria, obrigando a muitos que se submetam às filas do SUS – Sistema Único de Saúde e a uma consequente espera injusta, posto se tratar de pessoas idosas, que se preveniram na fase laboral e hoje, quando mais precisam, amargam consequências às quais não deram causa. 
Tais convênios firmados pela CAIXA, com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal demonstram falta de igualdade no tocante aos próprios ex-empregados da CAIXA, vinculados à FUNCEF – Fundação Nacional dos Economiários Federais – da qual a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL é a patrocinadora. 
A Lei nº 9656/98 reconheceu o direito à manutenção do Plano de Saúde, no caso o SAÚDE CAIXA,aos empregados que se desligarem de uma empresa, não sendo legítimo, portanto, tratamento desigual para iguais, em respeito ao Artigo 5º da Constituição Federal . 
Há na espécie, outrossim, patente infringência ao Princípio Constitucional da Isonomia , seja em face dos demais PADVs, seja em relação às duas Casas do Congresso Nacional. 
CLAMAMOS POR JUSTIÇA! 
Aposentados da CAIXA - PADVs 

Contato : apos.caixa.padv@gmail.com 

3 comentários:

  1. CARTA A FENACEF E FUNCEF

    Caro Companheiro
    Prezado Décio de Carvalho,

    O momento é impar para toda a sociedade civil e militar do nosso País. Temos deparado com inumeras manifestações em protesto aos desmandos que vem ocorrendo no poder público.
    São solicitações p/ melhorar a distribuição de renda, diminuir a corrupção e mais ainda um despertai geral em nosso País.
    Caro presidente Décio, você tem sido ao longo dos anos o nosso representante junto a FUNCEF e a Caixa. Acredito piamente que este será o momento de procurarmos reinvindicar um reajuste salarial acima da inflação. Não estamos conseguindo arcar com tamanha defasagem. Chega de ouvir que a FUNCEF não tem aporte financeiro que resista reajustes acima da inflação. É muito simples! Basta que diminua um pouco os mega salários que estão pagando aos Diretores. Isso sim, é uma má distribuição de renda de uma instituição(FUNCEF) que se diz "Fundação dos empregados ..." é o que ouvimos caro Décio, desde 1976 com a extinta SASSE, há tempos ainda lá em Barbacena/MG com o Senhor Porfirio de Oliveira Lima Neto e o Danilo de Castro em Juiz de Fora. Apenas para lembrarmos com muita propriedade a solidez com que contribuimos para o crescimento da FUNCEF.
    Conhecedor que sou de seu trabalho e de sua dedicação, tenho certeza que será levado ao colegiado este pleito. Talvez o próximo simposio seja um bom foro.
    Reinvindicação esta que não será só minha, deve ser mais de 15 mil aposentados e tantos pensionistas.
    Com meu apreço e consideração,
    ao seu dispor.
    JOSE MAURO CANDIDO MENDES
    Mat. 511531-1

    62-96180462

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados Senhores:
      Saiba mais
      Nos anos de 1996, 2000 e 2001, a Caixa realizou três PADVs. Uma das regras, considerada absurda à época, foi a perda do Saúde Caixa. As entidades do movimento sindical e associativo foram contrárias à proposta e orientaram os empregados a não aderirem ao programa. No entanto, quase cinco mil se aposentaram nessas condições e perderam direito ao plano de saúde.

      Em grupo ou individualmente, os excluídos do plano têm obtido vitórias na Justiça, no sentido de continuarem como usuários. Em julho de 2013, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, encaminhou o assunto para debate na mesa de negociação da empresa, mas não houve avanços.
      A CAIXA É COMANDADA PELO GOVERNO "DILMA" Ela está ratificando esta maldita HERANÇA DO GOVERNO DO FHC. Qual o motivo dos dirigentes da Caixa em não solucionar este problema que afeta mais de 4000 aposentados que estão em estado de calamidade. Eu, por exemplo, não tenho aonde tirar mais empréstimos consignados para pagar meus compromissos mensais. Sei que a batalha das Federações de aposentados é grande. Temos de dar um basta neste governo do PT. Vejam a seguir nossa luta:
      Representantes da Fenae e da Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef) debateram nesta segunda-feira (15) a extensão do Saúde Caixa aos empregados que se aposentaram por meio dos Programas de Demissão Voluntária (PADVs). Participaram da reunião, em Brasília (DF), Jair Pedro Ferreira, Fabiana Matheus e Olívio Gomes, da Fenae; Edgar Antonio Lima e Adeir José da Silva, da Fenacef; e Plínio Pavão, membro do GT Saúde.

      Na primeira negociação da campanha salarial 2014, realizada no dia 21 de agosto, a empresa alegou que o atendimento da reivindicação é financeiramente inviável, mas que estava disposta a debater o assunto, caso surgisse uma alternativa a respeito do tema. “A luta é difícil. Por isso, as entidades e toda a categoria precisam estar mobilizadas”, afirmou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa/Contraf-CUT), Fabiana Matheus.

      Para colaborar na construção dessa nova variável, as entidades convidaram para participar da discussão a atuária Marília Castro e os advogados Gláucia Alves da Costa e Paulo Roberto Alves da Silva, que prestam assessoria jurídica à Federação. Eles vão assessorar as entidades nas negociações com a Caixa.

      A extensão do Saúde Caixa aos aposentados por PADVs é um dos itens da pauta específica da campanha salarial deste ano. “Já levamos o assunto para a mesa de negociação e pedimos informações adicionais sobre o estudo que a Caixa fez. Precisamos das hipóteses e premissas atuariais que embasaram o estudo da empresa”, destacou Fabiana Matheus.

      O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reforça que é preciso dar fim a mais esse entulho autoritário herdado do governo Fernando Henrique Cardoso, quando a Caixa estava sob ameaça de privatização. “Esse problema não ocorreu com os empregados que aderiram aos Programas de Apoio à Aposentadoria (PAAs), realizados no governo Lula e que tinham outro formato. Eles continuam com o plano de saúde, o que lhes garante tratamento digno e respeitoso”, explica.
      Fonte: Fenae Net


      NÓWaldir Domingues de Araujo
      S APOSENTADOS DO PADVs, estamos em segundo plano!!!

      Abs

      Excluir
  2. Colegas Aposentados,

    Temos o direito de reivindicar um reajuste melhor em nossos salários. Não podemos é ficar refém das ocilações em bolsas.Vamos acompanhar melhor os nossos investimentos.

    ResponderExcluir